segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Cartolar é preciso:



Cartolar é uma arte, mais que isso, cartolar é na verdade um estilo de vida, uma filosofia.
Me recordo a exatos 4 anos durante uma aula na sala de informática no Batista, a aula estava chata e não tínhamos nada pra fazer, mal sabia eu que aquela aula mudaria a não só a minha, mas diversas vidas radicalmente. Durante a enfadonha aula eu  e mais dois amigos navegávamos pelo portal da Globo.com quando algo nos chama a atenção: Um anuncio no canto de um reality game chamado Cartola FC. Como não tinhamos nada pra fazer, resolvemos clicar e ver doque se trata. Parecia bastante interessante pela descrição que se tratava de  uma espécie de bolsa de valores do campeonato brasileiro.  
 Logo nos cadastramos,  lemos as regras, fizemos nossos times . Nesse glorioso dia nasceram as gloriosas equipes: Luisinho Netto,Raça Gramados e Liechtenstein( esse último meu glorioso time).  Equipes com nome, escudo e devidamente escaladas.
Tudo certo não é?
Quase tudo...  pois  na verdade faltava algo. Faltava a nossa Liga; e percebendo isso,  tomei rapidamente uma atitude e com ajuda dos nobres companheiros de cartolagem fundei a mítica e gloriosa URSS League. Jamais imaginaria eu que essa brincadeira iria tão longe e hoje tenho o orgulho de constatar que essa instituição se manteve firme e forte e está já em sua quarta edição, são 4 anos. Tive a honra de presenciar de perto o crescimento dessa instituição de rápida ascenção desde seus primeiros dias de vida.
Rapidamente a noticia da Liga se espalhou e novos membros foram adentrando e cada vez mais oque começou com uma brincadeira se tornou mais sério. A Liga já contava com mais de 30 participantes (inclusive participantes ilustres como o Tricampeão Galorussia e o tradicional GC ) e todos inteiramente imersos nessa fascinante disputa.
O Cartola era como um inconsciente coletivo que regia nossas mentes, ele ao mesmo tempo  que acirrava uma competição saudável, servia também como ferramenta de fortalecimento dos laços sociais. Mesas redondas na hora do almoço e por MSN se desenrolaravam com o intuito de comentar a rodada, gozações a adversários e até mesmo novas palavras adicionadas ao vocabulário como: mitar,negativar e cartolar.
Tudo mudou, para se ter uma idéia do poder inconsciente exercido pelo Cartola: ele é a ÚNICA instituição capaz de fazer você torcer contra o seu próprio time de coração dependendo das circunstâncias. (Algo moralmente impensável pela grande maioria).

Eu Cartolo                                                            
Tu Cartola
Ele Cartola
Nós Cartolamos
Vós Cartolais
Eles Cartolam.

...
PR

Um comentário: